Pesquisar este blog

domingo, 28 de fevereiro de 2010

PROGRAMAS UTILITÁRIOS


 Emulador de calculadora HP 48GX


 Software para cálculo de tolerância de eixos e alojamentos

INTRODUÇÃO À ENGENHARIA MECÂNICA - APOSTILA

Encontrei esta apostila no site do professor Ruy, ela está com data de 2009 mas acho que será esta a apostila utilizada por ele nas aulas de Introdução à Engenharia, portanto já estou deixando aqui para vocês.

REPRESENTAÇÃO GRÁFICA - FOLHA PADRÃO PARA DESENHO

Boa tarde a todos!

Nosso amigo Adriano Blanco me enviou um padrão de folha para desenho para estar disponibilizando para todos. Esse padrão foi aprovado pelo professor Aldo para estar sendo usado em nossas aulas.

Disponível em duas versões:

Corel 12: Download
Corel X4: Download

sábado, 27 de fevereiro de 2010

FÍSICA 1 - FUNDAMENTOS DE FÍSICA (HALLIDAY)

  • Cada capítulo foi examinado minuciosamente para garantir maior clareza e atualidade de conteúdo, de acordo com as necessidades dos estudantes de Ciência e Engenharia. Foram feitas alterações, em particular, nos textos referentes a atrito, trabalho e energia, eletrostática e ótica. Também foram acrescentadas mais explicações e etapas intermediárias, além de novos exemplos a cada capítulo, com o objetivo não só de oferecê-los em maior número aos estudantes, como também de relacioná-los mais de perto com os Exercícios e Problemas de final de capítulo. Os Questionários, Exercícios e Problemas do final de cada capítulo foram todos revistos, de modo a proporcionar maior clareza de exposição e interesse, e muitos outros foram acrescentados. No final da maioria dos capítulos foi introduzida uma nova seção, denominada Problemas Adicionais, que não está diretamente relacionada com as seções do capítulo. As características de cada capítulo foram cuidadosamente planejadas a fim de motivar os estudantes e orientar seu raciocínio. Uma pergunta difícil inicia cada capítulo e descreve um fenômeno curioso com o objetivo de estimular o estudante.
  • Editora: LTC
  • Autor: DAVID HALLIDAY ; ROBERT RESNICK ; JEARL WALKER
  • Edição: 4

* Disponibilizado pelo nosso amigo Adriano Blanco 

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

COMUNICADO

Boa noite pessoal,

existem algumas disciplinas que eu não estou cursando nesse semestre, por isso, preciso da colaboração de todos vocês para que possamos manter nosso blog atualizado. Sempre que notarem a falta de algum material, entrem em contato comigo. Caso eu não esteja em sala, comuniquem ao professor que temos esse blog e que basta enviar-me um e-mail com o material, que eu estarei publicando aqui para todos. Acho interessante mantermos esse blog pois aqui teremos todos esses materiais centralizados, tornando mais fácil o acesso. Aos alunos que ainda não estão cadastrados, levem ao conhecimento deles o nosso blog e é só falar comigo que eu mando o convite.
Logo estarei postando, também, algumas coisas interessantes relacionadas à nossa área.

Grande abraço a todos!

Diogo Leal
dglealmail@gmail.com

CÁLCULO 1 - PLANO DE ENSINO E 1ª LISTA DE EXERCÍCIOS

Material do Professor Renato Soliani.

Download: Plano de Ensino Calculo 1.pdf
Download: Lista de Exercícios 1.pdf

COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO - MATERIAL 1º SEMESTRE

Material da professora Erotides.

Apostila 01: O texto dissertativo.doc
Apostila 02: resumo.pdf
Apostila 03: Os mitos que cercam o ato de escrever.pdf
Apostila 04: Diferencindo o resumo da resenha na midia.pdf

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

LEGISLAÇÃO SOCIAL E ÉTICA PROFISSIONAL - APOSTILAS 1º SEMESTRE

 
Apostila do Prof. Wlamir do Amaral para as aulas de Legislação Social e Ética Profissional do 1º Semestre.
Apostila 02: Noções Direitos e Garantias Constitucionais.pdf
Apostila 03: Noções de Direito Administrativo.pdf
Apostila 04: Noções de Direito Tributário.pdf

domingo, 21 de fevereiro de 2010

REPRESENTAÇÃO GRÁFICA - APOSTILA PROJEÇÕES ORTOGONAIS



Apostila usada pelo professor José Aldo de Galiza nas aulas de Representação Gráfica - 1º Semestre

Download: Projeções Ortogonais.pdf

Site Professor: http://web.eep.br/~jagaliza
Dúvidas: jagaliza@eep.br

REPRESENTAÇÃO GRÁFICA - APOSTILA PROJEÇÕES AXONOMÉTRICAS



Apostila usada pelo professor José Aldo de Galiza nas aulas de Representação Gráfica - 1º Semestre

Download: Projeções Axonométricas.pdf

Site Professor: http://web.eep.br/~jagaliza
Dúvidas: jagaliza@eep.br

ESCOLA DE ENGENHARIA DE PIRACICABA

A Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP), da Fundação Municipal de Ensino, iniciou suas atividades em 1969 com o curso de Engenharia Civil.
Em sua trajetória, em todos estes anos, ganhou notoriedade e o reconhecimento público pelo ensino de qualidade e formação de profissionais cada vez mais capacitados para atuar com eficiência, criatividade e responsabilidade nas áreas de Engenharias Civil, Ambiental e Mecânica, Ciência da Computação e Administração.
A EEP está instalada em uma área de 10 alqueires, que correspondem a 240 mil metros quadrados. São 12 mil metros quadrados de construção que abrigam a administração, salas de aulas, anfiteatro, laboratórios, bibliotecas e praça de alimentação, além do Cotip - Colégio Técnico e Industrial de Piracicaba. A Biblioteca Central possui um acervo de aproximadamente 13.500 itens entre livros registrados, folhetos, periódicos e monografias. Os alunos da EEP contam, ainda, com campos de futebol, quadra de areia e quadras poliesportivas e pista de minibaja.
O verde predomina em extensos gramados e em uma faixa de 67.200 mil metros quadrados de mata.
Entrada para o Salão Nobre Prof. José Justino Castilho, principal anfiteatro da Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba, onde são realizadas formaturas [tanto do COTIP quanto da EEP), espetáculos teatrais e muitas outras atividades, voltadas ou não ao público acadêmico.